Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

straight edge


Straight Edge é um grupo social que teve seu início em 1980 em Washington, EUA. Nessa época a cena punk dominava o continente americano, mas por serem menores de idades muitos adolescentes eram proibidos de freqüentar os lugares de shows e eventos por haver um excessivo consumo de álcool e drogas. Como uma grande parte só estava no estabelecimento para o show, eles decidiram tomar uma iniciativa  que criaria um novo “movimento” a partir de uma banda.  Teen Idles era uma banda formada somente por menores de idade, eles detestavam o fato de que jovens da mesma faixa etária eram proibidos de freqüentar seus shows simplesmente por causa do grande consumo de bebidas e drogas. Eles achavam que todos deveriam ter total controle de seu corpo, mente e atitude, o que era impossível com tais drogas. Um dia, um dos integrantes comparou um esquadro   com sua atitude firme e careta, uma metáfora para o significado em inglês ( linha reta ), daí o nome de straight edge.

O símbolo X

O X é um símbolo adotado universalmente pelos componentes desse grupo . Tudo começou quando a banda Teen Idles foi fazer um show na Califórnia, onde era permitida a entrada de menores com uma simples condição. Todos deveriam marcar suas mãos com um X, assim eram proibidos de comprar qualquer bebida alcoólica. A banda gostou da idéia e decidiu adotá-la em sua cidade, sugerindo aos donos de bares a adotar essa regra e assim liberar a entrada de menores. Mas a idéia de total controle sobre si mesmo acabou chamando a atenção de outros freqüentadores do local, e muitos maiores de idade começaram a marcar  um X nas mãos impondo que eram totalmente contra as bebidas e drogas utilizadas pela maioria. O símbolo acabou sendo adotado por todos desse movimento. É muito comum encontrar esse símbolo triplicado XXX , que foi capa de uma coletânea da banda. Alguns pensam ser um significado para corpo, mente e atitude; mas para muitos é apenas um rótulo assim como A é para anarco-punk.

Straight edge no Brasil

O aparecimento do straight edge no Brasil é relacionado à 2 grupos : o Juventude Libertária e o SELF Straight Edge Life Family. Esses grupos eram encarregados da divulgação do movimento, organizando shows e eleborando informativos sobre esse novo modo de vida. Foi em meados dos anos 90 em São Paulo que o movimento começou a se expandir, e ao contrário do que muitos pensam, a conduta adotada pelos straight edges brasileiros são muito diferentes em relação à dos americanos. As regras do movimento (boicote às drogas, e até mesmo o vestuário) seriam a única semelhança entre americanos e brasileros. Grande parte dos straight edges norte americanos seguem uma doutrina cristã  ligada às naturezas morais e humanitárias, os brasileiros por sua vez se consideram ateus em sua maioria.....

2 comentários:

  1. Olha só hahaha sabe que nunca tinha escutado falar, até você falar. Pelo que vi sempre fui straight edge. Acho um modo lindo de pensar :)
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh agora tudo faz sentido pra mim, acho que sou straight edge kkkk

    ResponderExcluir

obrigado por dar sua opinião