Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

Uma outra realidade

Este final de semana comecei os estágios para a faculdade, eu e um grupo de amigos começamos a acompanhar os trabalhos de uma casa abrigo para moradores de rua, de inicio é algo bem impactante.
Muitos deles ainda conseguem manter uma conversa normalmente mas muitos outros não sei se pelos traumas ou pelos excessos de drogas ou qualquer outra coisa tem dificuldades para se expressar através da fala.
Por mais que eu tenta-se não consegui de lado a sensação que senti desde que entrei naquele lugar, uma mistura de dó com algum outro sentimento que não sei bem qual é.
É difícil encarar nos olhos pessoas que sofreram tanto e que talvez ainda sofram não por levar a vida que lava mas pelo abandono e descaso dos familiares, em muito o que podíamos ver era o desejo de ser ouvido, ser notado.
Se distraiam facilmente com livros e imagens coloridas e contavam historias sobre um passado muito distante. Um em especial, apesar de quase não conseguir falar direito graças à falta dos dentes, contou historias típicas de pessoas do interior fazenda, rodeios e coisas assim.
Ainda me sinto indignado triste incomodado com tudo que vi. E espero que isso possa me tornar mais consciente, sábado estarei lá novamente ouvindo novas historias tentando mostrar para eles que alguém se importa.
Vou continuar tentando entender a realidade desses esquecidos e que isso possa me fazer um ser-HUMANO melhor, que eu possa aprender a estender as mãos.

Um comentário:

  1. nossa que legal! parabéns pelo trabalho. para lidar com moradores de rua eu super recomendo o livro O outro lado da noite do Cassio Giorgetti. Esse livro abriu os meus olhos e me deixou ainda mais indignada com a sociedade e o governo.

    ResponderExcluir

obrigado por dar sua opinião