Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Falando de liberdade

como todos já devem ter percebido não sou de postar textos que não sejam meus.
mas as vezes podemos e devemos abrir exceções, estava conversando com um amigo no twitter que me mostrou um de seus textos e achei que é um texto que merece atenção. então com a devida permissão estarei postando o texto que fala sobre liberdade espero que gostem......

Liberdade, liberdade, liberdade…

Liberdade. Segundo o Aurélio, quer dizer: Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem. Infelizmente esse direito tem sim batido de frente com o direito alheio, não mais se fala em liberdade pra um bem comum, mas sim para um “bem” egoísta que não passa de luxo próprio. Saiba, por hora, que há gente cansada de escutar discursos moralistas sobre essa tal Liberdade, na qual estamos privados de fazer o que julgamos ser atos de verdadeira liberdade.

O sentimento livre não está somente naquilo que somos obrigados à não fazer ou de opções que somos impedidos de escolher. Por um lado, liberdade em extremo também não é bom. Como a visão, luz demais nos cega tanto quanto a falta total dela. 

Liberdade é em si, de acordo com as realidades. Uma pessoa que nasceu em “berço de ouro”, certamente não vai crer em liberdade, do mesmo jeito que um Suburbano de classe baixa (Seria Hipocrisia tentarmos aceitar uma igualdade entre todas as partes). Liberdade para mim, também tem a ver com felicidade. Uma pessoa que vive uma rotina diária que se julga feliz, para mim ela é livre, dentro da concepção de liberdade dela. Pode até soar estranho, mas é o mesmo que perguntar à algum religioso se ele é livre e com certeza ele vai responder que sim, já essa resposta na visão de algum Agnóstico ou Ateu, será totalmente contraditória e sem sentido.

Por fim, devemos respeitar para alcançarmos o mínimo de liberdade que buscamos, não nos importar com o que não nos diz respeito é (para mim) um dos primeiros passos. 

Liberdade é liberdade em qualquer sentido, em qualquer concepção, basta levarmos em conta a realidade de cada um, ou vai aceitar a sua realidade como se fosse a única possível?


escrito por Marco
@stayxfreex obrigado pelo texto

3 comentários:

  1. Po mano, valeu mesmo aí! Esse texto diz muita coisa com pouco, o básico para termos a paz: o respeito!

    ResponderExcluir
  2. ser livre não é nada facil, quanto mais liberdade mais responsabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que liberdade tem muito haver com paz de espirito :)

    ResponderExcluir

obrigado por dar sua opinião