Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

TPP - Transotorno de preconceito popular - esse transtorno tem que acabar

Não sei se é por acaso ou se existe uma razão especifica, mas depois que comecei minha faculdade de psicologia fiz muitas amizades com pessoas que possuem algum tipo de transtorno psicológico, em sua maioria são bipolares ou borderlines e alguns depressivos, mas tenho que assumir que os transtornos que mais me chamam a atenção são os dois primeiros inclusive eu e  meu grupo dos primeiros anos de faculdade fizemos um trabalho sobre isso no qual fomos muito bem, provavelmente por já ter conhecimento sobre o tema.
 Mas algo que incomoda a mim e as pessoas do meu convívio que possuem algum tipo de transtorno é o preconceito pela maneira com que são tratadas.
Talvez por falta de conhecimento ou por levarem em consideração os casos relacionados ao assunto divulgados pela mídia, grande parte da população tem pra si que portadores de transtorno de humor são altamente violentos e devem ser evitados e até mesmo excluídos dos círculos sociais.
infelizmente já vimos isso antes, por exemplo com as pessoas que possuem o vírus da AIDS, as pessoas tem medo e tudo isso acontece por falta de informação, todas as pessoas que conheço e possuem algum tipo de transtorno são incríveis.
São pessoas carinhosas super inteligentes e são praticamente normais a não ser pelo fato de às vezes estarem deprimidas, mas nunca fui agredido de nenhuma forma pelo contrario essas são as pessoas que sempre estão prontas pra me ouvir quando preciso.
Temos que mudar essa visão de que se alguém tem um transtorno temos que evitar contato pois elas são “violentas” isso é ridículo, vejo mais casos de violência entre pessoas digamos “normais” do que nas pessoas com transtornos.
Pessoas “normais” são muitas vezes preconceituosas enquanto os bipolares e borderlines entre outros sofrem com esse preconceito, o que seria uma desculpa perfeita para agir com preconceito em outras áreas e no entanto não são.
 Quando é que vamos aprender a conhecer as pessoas pelo que são e não pelos problemas que tem, os transtornos psicológicos não são um problema grave. Grave é o transtorno social chamado preconceito, vamos parar de olhar as pessoas como doentes ou algo assim pois são pessoas normais e merecem todo o nosso respeito
agradeço a Camila L pelas dicas

6 comentários:

  1. O desfecho do seu texto acabou com qualquer tipo de posição defensiva que alguém pudesse ter para justificar tal preconceito. :) Fato é que é dificil encontrar pessoas sensiveis a ponto de entender que a nossa dor, a dor de alguém com algum outro transtorno é tal legitima e real quanto qualquer outra :) Gostei do texto, parabéns :D :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Hugo, pude apreciar seu texto. Realmente o preconceito é ainda grande em relação a transtornos desse tipo, e mesmo que a própria mídia tem aberto mais espaço para informações a respeito, as pessoas continuam com uma visão superficial do assunto. Isso sem falar das frases típicas que se ouve por aí como por exemplo que "depressão é frescura" entre outras coisas mais.

    A solução pra esse tipo de preconceito é informação e compreensão e sua contribuição com esse texto vem pra incentivar estes bens.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. doentes somos nós não é msm?!

    beijos e ótimo texto.

    ResponderExcluir
  4. bruna foi justamente por esse motivo que escrevi o texto, para mostrar para outros o que eu ja sei, que o que define alguem não são seus transtornos e sim suas qualidades e que mais importante que criticar é estar pronto para apoiar

    ResponderExcluir
  5. kety muito obrigado, adimiro a força das pessoas que estão a minha volta e são border ou bipolar. são pessoas que não se entregam e isso pra mim é um exemplo

    ResponderExcluir
  6. andreia, é uma honra ter seu comentario rs.
    uma das minhas blogueiras favoritas
    NÓS não rs eu e vc graças a Deus estamos fora da lista pelo menos no preconceito que o texto mostra.
    gostaria de saber de onde vem os padroes de normalidade.pois as pessoas ditas normais são tão loucas.

    ResponderExcluir

obrigado por dar sua opinião