Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O poder do questionamento

Duas coisas me fizeram parar para pensar nesse assunto, uma é o filme matrix e outra mais antiga ainda é o mito da caverna (Platão), se o questionamento muitas vezes pode ser tão poderoso a ponto de mudar nossas concepções e nosso modo de agir, por que hesitamos tanto?
O filme nos mostra o personagem Neo que teve que escolher entre conhecer a verdade ou continuar com sua “verdade” ilusória, ele escolheu a verdade. E no Mito da Caverna vemos um personagem que começa a se questionar se as sombras na parede eram reais ou se havia algo alem disso, e o personagem descobriu um mundo muito mais amplo e verdadeiro.
Todos os dias temos a mesma oportunidade, a oportunidade de questionar, mas por que às vezes preferimos continuar com as mesmas ideias que às vezes são tão antigas que já não se sabe a quem pertenceu.
Às vezes vejo professores que se formaram há muito tempo a trás e continuam com as mesmas ideias, não se atualizam, não percebem que há muito tempo sua linha de pensamento já não faz mais sentido e insistem em tirar dos livros aquilo que já deveria estar no museu.
Talvez seja essa falta de questionamento que faça as coisas serem como são, ninguém se questiona sobre a forma correta de se fazer política e por isso os políticos continuam em seus tronos ganhando suas fortunas em cima do povo, hoje temos presidentes mas olhamos para Brasília e podemos ver um castelo chio de reis e príncipes que se dão bem enquanto o povo mendiga seus salários que quase não pagam as contas e impostos.
Ao invés de sermos ensinados a aceitar ideias deveríamos aprender a questionar desde pequenos imagina a revolução que não seria se um garoto de  8 anos começa-se a questionar a professora para que ela explicasse por que 2+2=4 e não aceitasse um por que sim como resposta.
Teríamos ai uma revolução na humanidade, faríamos políticos mais humanos, professores mais capacitados, lideres que não dariam ordens mas pediriam favores e seus funcionários obedeceriam não pelo medo mas por gostar de trabalhar para este líder.
Mas enquanto essas coisas não acontecem fico aqui com meus questionamentos aprendendo um pouco a cada dia e esperando que outros façam o mesmo

2 comentários:

  1. o Brasil é a casa da mãe joana e isso me deprime profundamente.

    adorei o post. bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente, muita coisa mudaria se nos desapegássemos de nossas verdades e começássemos a questionar mais as coisas, começando por nós mesmos.

    ótimo post, valeu Hugo!

    ResponderExcluir

obrigado por dar sua opinião