Total de visualizações de página

domingo, 20 de outubro de 2013

Cultura do Reino x Cultura do Mundo


Um tema muito abordado no meio cristão nos últimos tempos dentro da igreja, seja em vídeos, pregações ou livros é a chamada Cultura do Reino, a tentativa de transformar a cultura atual através dos parâmetros bíblicos do Reino de Deus.

Para falarmos de cultura precisaríamos primeiro definir o que é cultura, no site Http://dicionarioinformal.com.br/cultura diz que: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização, portanto fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações; musica, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, dança, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Pegando emprestada a definição usada pelo meu pastor, Gilberto Aguiar ou Giba, cultura é tudo aquilo que define comportamento.

Antigamente a cultura evangélica dizia que tínhamos que ser totalmente diferentes da cultura do mundo, seja no modo de vestir, na musica, entre muitas outras coisas, e eu me pergunto até onde essa diferença é possível e saudável já que compartilhamos os mesmos lugares.

Se olharmos para o mundo veremos que as pessoas se as pessoas se influenciam por aquilo com o que se identificam, ouvimos a musica que nos agrada, lemos os livros que chamam nossa atenção, usamos a roupa com a qual pensamos estar bem vestidos, etc.

Então será que um terno e gravata poderiam de alguma forma influenciar um skatista ou um roqueiro, será que as coisas que as coisas que agradam um grupo A também agradariam um grupo B?

Muitas igrejas hoje são criticadas pelos mais conservadores por manterem uma cultura considerada por eles mundana e por isso pecaminosa, se o problema é o pecado, então deveríamos nos afastar apenas daquilo na cultura que nos faz pecar ou não?

Sou cristão e straight edge (quem não saber o significado procure os primeiros textos do blog) e por muitas vezes sentei em um bar com amigos da faculdade pra jogar conversa fora, os conservadores me criticariam por estar em um bar, mas ir a um bar em momento algum me faz ser um pecador já que não vou lá fazer o que as pessoas fazem e sim aproveitar um momento com os amigos.

Vejo na bíblia a historia de Daniel, ele vivia na babilônia e era um dos sábios do rei, sendo assim, provavelmente ele se vestia igual aos outros sábios que não serviam ao mesmo Deus que Daniel, ele estava dentro da cultura, tinha alguns costumes daquela cultura, mas ainda assim era fiel a Deus e por isso apesar de seguir partes da cultura, conseguia se diferenciar dos demais, temos também o exemplo de Jesus que sempre esteve em contato com a cultura, com as pessoas de diferentes culturas mantendo se dentro da cultura sem pecar.

Tendo em vista estes exemplos creio que a igreja deve estar pronta pra ver o que em uma cultura é aceitável e o que nos faz pecar, deixando de lado algumas crenças que não condizem com a bíblia, mas foram colocadas dentro da igreja por homens.

Quando finalmente enxergarmos a cultura, não como algo pecaminoso, mas como aquilo que define o comportamento de um povo, poderemos tornar a igreja realmente importante para o nosso tempo, se seguirmos a palavra de Deus adaptando de modo correto a nossa cultura poderemos influenciar nossa cidade, estado, pais e até o mundo, não estou dizendo para tornarmos aceitável o pecado como algumas igrejas fazem, o que a bíblia diz não se muda, mas aquilo que o homem diz isso tem que ser revisto para que nossa cultura cristã seja aceitável e verdadeiramente bíblica.